Insetos e afins

Marcadores: insetos, aranhas, artrópodes, identificação

A maioria das espécies conhecidas no planeta são insetos e outros artrópodes terrestres como borboletas, besouros, formigas, percevejos, aranhas, escorpiões opiliões, centopéias dentre muitos outros. Em 1999, este número era de 1 milhão de espécies dentre as 1.75 milhões de espécies e este número só vem crescendo 1. Para termos uma idéia, nós mamíferos estamos representados por nada mais do que 4500 espécies, ou 0,2% do total de espécies.

Baseando-se nas estimativas feitas por Terry Erwin, pesquisador do Smithsonian, cientistas moderados estimam que o número total de espécies no planeta chegue a algo entre 10 e 30 milhões. E destes, 90% seriam insetos.

Dentre os insetos, os campeões da biodiversidade são os besouros, com mais de 40% das espécies. Os besouros são absurdamente diversificados. Para termos uma idéia, cerca de 1/5 das espécies vivas no planeta são besouros.

Existe uma história de que certo biólogo evolucionista britânico do século XIX, JBS Haldane teria sido provocado por teólogos, perguntando-lhe o que se poderia concluir da natureza do Criador pelo estuda da sua criação. Haldane teria então, respondido: "Uma predileção desmesurada por besouros."

E se você está assombrado com a diversidade de espécies, espere até ver os números sobre a abundância dos artrópodos. Sim, eles não só são responsáveis pelo maior número de espécies mas são também absurdamente numerosos. Em uma mata tropical, as formigas representam 1/3 da massa animal e, estima-se, que os insetos contem mais de 90% dos indivíduos em número 2.


1. National Geographic, Fevereiro de 1999. Vol 195, No. 2
2. Wilson, E. O. 1992. Diversidade da Vida. Companhia das Letras.


Posts sobre Insetos