segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Formiga Cortadeira: usando o corpo como compasso

saúva Attinae
As formigas da tribo Attinae, como esta saúva da foto (Atta sp.), se alimentam de fungos que criam em seus formigueiros, alimentados com pedaços de folhas que cortam por ai. Estas formigas são divididas em castas, cada uma com sua função. A maior casta é das soldadas, que cuidam do patrulhamento e defesa do ninho e das outras formigas. As saúvas têm castas para tudo quanto é tipo de função. Um tamanho de formigas para carregar as folhas cortadas, outras para cuidar da criação de fungos e das larvas, e outra para cortar as folhas.

Estas cortadeiras têm que cortar pedaços de folhas de um tamanho certo que as carregadeiras consigam levar sem muita dificuldade. E para conseguir este tamanho perfeito, elas seguram na borda da folha com uma das patas e vão cortando e girando, como se fossem um compasso (veja a foto e esquema abaixo). Assim, as folhas cortadas têm praticamente o mesmo tamanho, facilitando o transporte das carregadeiras.

E tem mais. O tamanho das cortadeiras é otimizado em relação ao das carregadeiras, cortando folhas proporcionais ao seu tamanho que são do tamanho ótimo para as carregadeiras levarem, tudo muito bem selecionado e adaptado ao longo de muitas e muitas gerações de formigas.

Um comentário:

  1. Isso me faz pensar de como a natureza é perfeita! Ou não?

    ResponderExcluir