domingo, 8 de janeiro de 2012

Aranhas

Existem pelo menos 40000 espécies de aranhas já descritas no planeta, e cerca de 1/3 destas podem ser encontradas no Brasil. Mas aqui somente 3 aranhas são de interesse médico, possuindo veneno ativo no homem:
- Armadeira;
- Aranha Marrom;
- Viúva Negra;
Outras duas aranhas brasileiras podem causar acidentes doloridos, mas sem sérios riscos à saúde...
Conhecendo
Reino: Animalia
Philo: Arthropoda
Classe: Aracnidae
Ordem: Araneae
Todas as aranhas são da ordem Araneae, sendo da mesma classe dos escorpiões, dos opiliões e dos ácaros e carrapatos. Apesar de muita gente inclui-los junto com os insetos, são um grupo diferente, sendo pais próximos aos crustáceos - carangueijos e lagostas.

Assim como os insetos, aranhas são artrópodes, animais invertebrados articulados, com carapaça externa feita de quitina. Mas diferentemente dos insetos que têm 6 patas, as aranhas e toda a classe dos aracnideos possui 8 patas. Outra característica que os distingue dos insetos é a junção da cabeça com o tórax. Aranhas possuem apenas um cefalotórax e um abdomem. A grande maioria das aranhas possui vários olhos e sua posição e tamanho podem ser usados na sua identificação. Todas as aranhas produzem seda, mas nem todas constroem teias. Algumas usam a seda apenas para construção do saco de ovos, para forrar o ninho ou para se pendurarem. Algumas aranhas constroem teias complexas, usando vários tipos de seda, cada uma com uma finalidade da montagem da teia. A respiração das aranhas pode ser traqueal, com pequenos tubulos que levam o ar diretamente até as células, ou pulmonar, com pulmões em forma de livro. As aranhas grandes costumam ter pulmões, as pequenas, traquéias. A maioria têm pulmões e traquéias. Outra característica das aranhas é que todas são predadoras. Elas têm uma glândula de veneno que usam para imobilizar e matar sua presa. Este veneno é injetado pelas cheliceras, situadas perto da boca. Além das cheliceras, aranhas têm palpos, que têm funcão táctil e para manipular o alimento. Nos machos têm funções reprodutivas. As aranhas também têm uma digestão bastante particular, que começa já dentro do corpo da presa. Depois de pré-digerida em seu próprio coropo, a aranha suga o interior da presa já meio liquefeito.

Aranhas podem ser divididas em duas categorias quanto ao hábito de capturar presas:
- Vida livre, que não constroem teias e caçam ativamente. Elas tecem seda apenas para fazer linhas de arrasto, ninhos, casulo de óvos, mas elas não usam a seda para capturar a presa. Aranhas de vida livre costumam ter pernas mais fortes e olhos mais desenvolvidos. Exemplos de aranhas de vida livre são as Caranguejeiras, as Tarântulas, as Papa-Mosca, e as Armadeiras.
- De teias, que usam teias para capturar suas presas. Constroem vários tipos de teias: geométricas, lençol, funil... As teias são características de famílias particulares. De todas as teias, as geométricas ou orbiculares são as mais conhecidas, sendo sempre associadas com as aranhas. Aranhas que constroem teias são aéreas, tendo pernas finas para escalar na seda fina. A visão é menos desenvolvida. Em compensação são capazes de detectar e interpretar com facilidade os vários tipos de vibração de uma teia.
Aranhas também podem variar o período de atividade.
- Algumas aranhas, ativas durante o dia, constroem suas teias ao nascer do sol e 'recolhem' no fim do dia.
- Outras aranhas caçam ativamente a noite, usando seus grandes olhos para verem na escuridão.
- Certas aranhas não ligam se é dia ou noite. Elas vivem dentro de cavernas, em escuridão total, encontrando suas presas táctilmente.

Aranhas ocupam praticamente todos os ambientes terrestres. De florestas tropicais úmidas a desertos, de savanas a montanhas, de pântanos às regiões árticas. Na realidade, aranhas são muito boas na ocupação de novos lugares. Em ambientes estéreis, como na recém formada ilha de Krakatoa, em Java, as aranhas costumam ser os primeiros seres vivos a chegarem. Apesar da vastidão de mar separando Krakatoa da fonte de colonização mais próxima, e delas não terem asas, as aranhas chegam lá voando. Elas flutuam com uma técnica de balonismo, esticando uma linha de seda ao vento, que é levada como uma pipa, e junto com ela, a aranha. E não é um vôo totalmente descontrolado. Recolhendo ou soltando mais seda elas regulam a altitude do vôo.

A teia
Todas as aranhas produzem sedas. Algumas aranhas usam a seda para construir teias complexas como a geométrica da foto ao lado. Outras aranhas fazem lençóis sobre o qual esperam ou funis para capturar suas presas. Outras aranhas não usam teia para capturar suas presas. Mas ainda usam seda para forrar ninhos, para proteger ovos ou para soltar fios de arrasto. A diferença entre aranhas que usam teias para capturar suas presas e as de vida livre separam as aranhas em dois grandes grupos de hábitos de vida.

Tipos de Seda
A seda é uma matéria proteinácea e o seu tipo depende da glândula onde esta foi feita e do modoque ela foi penteada nas fiandeiras:
A seda pode ser macia e fofa, resistente e não pegajosa, forte e grossa, pegajosa como cola, fina e forte.

Tipos de Glândulas
Cada glândula produz um tipo específico de seda:
Aciniformes: seda macia e fofa dos apoios centrais e da forração do saco de ovos;
Ampuladas: fios não pegajosos e fortes das teias geométricas ou orbiculares;
Piriformes: discos de fixação da seda fina;
Agregadas: cola que dá viscosidade à espiral da teia orbicular;
Flageliformes: fios secundários das espirais da teia orbicular;
Cilíndricas: material para o saco de ovos;

Tipos de Teias
- As mais conhecidas teias são as orbiculares ou também conhecidas como geométricas. São as teias circulares, que ficam penduradas, normalmente verticalmente, esperando algum inseto desatento ficar preso. Ela é também a teia mais complexa e que utiliza o maior tipo de sedas. Fios de seda ultra-finos são usados como linha de arrasto, sendo soltas e levadas pelo vento e se prendendo em algum lugar longe de onde foram lançadas. É como a teia começa, ligando dois pontos distantes. Há também a seda ultra-forte e não pegajosa que forma a estrutura da teia. Há ainda uma seda um pouco mais fina que serve para montar a espiral. Depois, é colocada a seda grudenta para montar a espiral pegajosa. Linhas finas formam discos para fixar tudo no lugar e pronto;
- Teias em forma de funil ou de lençol são menos conhecidas e não são imediatamente associadas às aranhas. São teias planas e bem fechadas, exatamente como um pedaço de tecido. Ele fica estendido a partir da boca do ninho, em forma de funil. Quando a presa cai no lençol, fica presa, enroscada em fios transversais que ajudam na fixação do lençol e a segurar a presa.
- Teias em forma desorganizada. Parecem mais um amontoado de linhas cruzadas e pegajosas;
- Teias de lançar. Uma bolinha de seda grudenta na ponta de uma linha, que é jogada, gruda no inseto e este é 'pescado'.
- Teias de arrasto. Usadas para ligar a aranha a um lugar distante, é fininha e leve. Quando esticada é levada pelo vento e gruda. Normalmente é o começo da teia geométrica. Pode também ser usada por pequenas aranhas jóvens para 'voarem' como em um balão. Elas soltam a seda que voa como uma pipa. E quando a linha voa, leva junto a arainha. Desta forma, aranhas conseguem colonizar lugares inóspitos e muitos distantes. Foram um dos primeiros seres vivos a chegarem a recém formada ilha de Krakatoa, em Java.

As perigosas

Qual é o real perigo?
Como nós já mensionamos exaustivamente nas páginas anteriores, a grande maioria das aranhas encontradas no Brasil é inofensiva para o homem, ou no máximo pode causar acidentes dolorosos mas inofensivos*, como é o caso das Caranguejeiras e das Tarântulas como a da foto ao lado.
* Podem ser perigosos em crianças e idosos, requerendo atenção médica.
Além da baixa proporção das espécies 'perigosas', em ambientes naturais, como nas florestas, a comunidade de aranhas se encontra em equilibrio, com números controlados e relativamente baixos. Mas em ambientes alterados, como próximo a roças e pastagens ou em quintais, o número de aranhas pode aumentar e com elas, o número das espécies potencialmente perigosas ao homem. Mesmo assim, nem todas as aranhas que entram em casa ou que encontramos no quintal são 'perigosas'. A grande maioria delas, inclusive as 'perigosas' são importantes no ambiente em que vivem, mesmo os alterados pelo homem, pois são predadoras vorazes, principalmente de insetos, ajudando a controlar as populações destes animais que podem muitas vezes ser pragas.

Profilaxia (Baseado no Folder do Núcleo Regional de Ofiologia de Goiânia)

Para diminuir a incidência de aranhas e também de escorpiões perto e dentro de casa, recomenda-se MANTER jardins e quintais limpos, evitando o acúmulo de entulho, lixo, material de contrução, incluindo tijolos, madeira e pedras. EVITAR folhagens densas junto de casa e manter a grama cortada. LIMPAR terrenos baldios pelo menos na faixa de 1 a 2 metros junto ao muro ou cercas das casas; VEDAR portas e janelas, principalmente ao amanhecer e ao anoitecer;
Para evitar picadas, é bom SACUDIR roupas, sapatos e luvas antes de usá-los, pois aranhas se escondem ai e podem picar ao serem espremidas contra o corpo;NÃO por a mão em buracos, pedras, troncos e tijolos antes de verificar a existência de aranhas ou outros animais peçonhentos; EVITAR contato direto com aranhas, principalmente se você não sabe identificar propriamente as aranhas perigosas. Lembre-se que apesar de dificilmente as caranguejeiras picarem alguém, há casos de picadas e elas são bem dolorosas. FICAR ATENTO a crianças na idade que pegam que encontram pela frente. Mas não vale a pena traumatizar a criança com o perigo das famigeradas aranhas.

Em Caso de Acidentes
Em caso de picadas por Armadeiras, Aranhas Marrons ou Viúva Negras, se possível, capturar o animal e levar ao médico ou ao Centro de Controle de Intoxicações, para confirmação de identificação. A correta identificação possibilita a aplicação de soro específico, se necessário, diminuindo os efeitos colaterais da aplicação do soro.
Em caso de picadas por aranha desconhecida, procure o médico, principalmente em caso de dor ou no caso de surgimento de feridas mais feias no local.
Nunca coloque no local afetado nada que possa vir a causar infeções, como alho, teia de aranha, folhas, fumo ou outros processos curativos da cultura tradicional;
Nunca corte ou fure o local afetado, nem esprema, aperte ou sugue o local na tentatica de retirar o veneno.
Procure o seu médico, o Centro de Controle de Intoxicações ou o Posto de Saúde mais próximo.

Armadeiras: Phoneutria
As armadeiras chamam-se assim por causa do hábito de se apoiarem nas patas traseiras e levantarem as outras, em uma posição de ataque, prontas para dar o bote. Armadas. São aranhas grandes e muito agressivas . Ficam armadas quando acuadas, e podem pular até 30 cm para dar o bote. E apesar de não procurarem problemas com os seres humanos, são responsáveis por cerca de 75% dos acidentes no Brasil. E o pior é que seu veneno é ativo no homem. Sua picada pode ser perigosa e pode ser necessário cuidados médicos.
São aranhas grandes. O corpo pode chegar a 5 cm de comprimento e considerando as patas, podem chegar a 15 cm. São cobertas por pelos cinzentos e curtos. Sua principal característica é a posição armada que apresenta quando ameaçada.
Seu veneno é ativo no homem. Isto significa que diferentemente de outras aranhas cujo veneno doi, mas não causa maiores estragos, seu veneno atua sobre o nosso sistema nervoso. Sua picada causa dor intensa e imediata no local. Em alguns minutos esta dor irradia-se para todo membro afetado. Pode ocorrer inchaço no local, náuseas, vômitos, dores de cabeça e tremores musculares. Pode ser fatal em crianças e idosos. Nos casos mais graves pode ocorrer choque neurogênico, causado pelo excesso de dor.

O tratamento em 95% dos casos de picadas de Armadeiras é apenas sintomático, tratando apenas os sintomas do envenenamento, com uso de anestésicos locais. Nos outros 5% dos casos aplica-se soro quando:
- O acidente é com crianças pequenas ou idosos com menor resistência;
- A dor é persistente mesmo depois da aplicação de anestésicos locais;
- Ocorre choque neurogênico;
A soroterapia é realizada com soro antiaracnídico polivalente, utilizando a quantidade de soro necessária para a neutralização de todo o veneno inoculado. É IMPORTANTE PROCURAR UM MÉDICO!

As armadeiras são aranhas de vida livre, não construindo teias. Andam pelo solo a procura de presas, especialmente à noite. Nestas andanças podem entrar em casa para se abrigar, especialmente nos dias mais frios. E uma vez em casa, podem entrar se esconder em roupas e principalmente nos calçados. Grande parte dos acidentes ocorrem quando são prensadas nas roupas ou nos calçados. Do lado de fora podem ser encontradas em seus esconderijos, entre madeiras, entulhos, tijolos, ou pedras no jardim. Para evitar ser picado por ela é preciso minimizar o contato:
- Vede bem as portas e janelas da casa, especialmente no anoitecer e durante a noite para que elas não entrem em casa;
- Mantenha os arredores de casa limpos, sem entulhos nos quintais e jardins, ou madeiras, tijolos ou pedras;
- Vistorie as roupas, calçados e luvas antes de usar, especialmente as que ficam expostas onde a aranha pode passar, como do lado de fora de casa;
- Se tiver crianças na idade de pegar tudo que ver pela frente, vigie-a ou aumente ao máximo a vedação da casa ou do cômodo usado pela criança;
- Se a ocorrêmcia for muito elevada, vale a pena colocar um mosquiteiro vedando o berço da criança.

Aranha-Marrom: Loxosceles
As aranhas marrons são as menos agressivas das 3 'perigosas' que ocorrem no Brasil. São calmas e só costumam causar acidentes quando prensadas contra o corpo ou quando tocadas e molestadas. São aranhas pequenas, podendo ser facilmente confundidas com outras aranhas marrons que não são perigosas ou que podem apenas ter picadas doloridas como a Tarântula. Mas diferentemente destas, a picada da Aranha-Marrom é muito perigosa, causando bastante dano no local e podendo até levar à morte.

São aranhas pequenas, com 6 a 18 mm de corpo, podendo chegar, com as finas e delgadas pernas a 3 cm. Têm pelos sobre o corpo, mas não tanto quanto as Caranguejeiras e as Tarântulas, são amarronzadas, de cor quase totalmente uniforme. Têm apenas uma mancha no cefalotórax em forma de violino. Têm 6 olhos arranjados em 3 pares. Fazem teias em forma de lençol, mas podem ser encontradas longe de teias. Têm hábitos noturnos.

Seu veneno é muito ativo no homem, possuindo duas ações:
- Proteolítico, destruindo proteínas, agindo sobre os tecidos da pele e dos músculos;
- Homeolítico, destruindo células do sangue, podendo causar problemas renais;
Sua picada não é dolorosa e pode facilmente passar desabercebida. E este é o seu maior perigo. Entre 12 a 24 horas após a picada, aparece uma queimação no local da picada, vermelhidão, inchaço e até febre. Com o passar do tempo a ferida na picada vai se agravando, ocorrendo necrose local. Aparecem bolhas, o tecido fica vermelho escuro ou roxo e aos poucos a ulceração vai tomando conta de toda a área afetada. Também entre 12 e 24 horas após a picada, aparecem sintomas de urina escura e icterícia, devido à destruição de células do sangue, que pode evoluir para uma insuficiência renal agúda.

É necessário tratamento MÉDICO IMEDIATO. O tratamento é feito com soro específico antiloxoscélico, e também com hidratação do paciente para evitar insuficiência renal, analgésicos e curativos frequêntes no local da ferida. A lesão demora muito para cicatrizar, e as vezes pode ser necessária uma cirurgia plástica reparativa no local.
Sua picada é perigosa, necessitando de auxilio MÉDICO URGENTE.

As Aranhas-Marrons podem ser encontradas em quaisquer ambientes, tanto urbano, rural ou selvagem. Podem ser sedentárias ou de atividade noturna. Fazem teias em forma de lenços, mas podem ser encontradas também longe delas em frestas, entulho ou madeiras encostadas. Costumam se abrigar em vestimentas velhas, ou mal acondicionadas. Roupas, calçados e luvas largados no quintal ou jardim são lugares apreciados e são os responsáveis por grande parte dos acidentes, esmagando-as contra o corpo quando vamos vestir ou pegar a roupa.
Para evitar ser picado por ela é preciso minimizar o contato e principalmente tomar muito cuidado ao manusear entulhos, madeiras e roupas em jardins e quintais.
- Vede bem as portas e janelas da casa para que elas não entrem em casa;
- Vistorie as roupas, calçados e luvas antes de usar, especialmente as que ficam expostas onde a aranha pode passar, como do lado de fora de casa;
- Vistorie qualquer peça de entulho ou madeira antes de por a mão. De preferência usar luvas grossas;
- Se tiver crianças na idade de pegar tudo que ver pela frente, vigie-a ou aumente ao máximo a vedação da casa ou do cômodo usado pela criança;

Viúva Negra: Latrodectus
As aranhas viúva-negras, têm este nome devido a sua cor e também porque os machos normalmente morrem após a cópula e a fêmea os devora. São aranhas calmas, que vivem em teias irregulares, e não costumam atacar. Mas quando o fazem, seu veneno é altamente ativo no ser humano, necessitando de atendimento médico imediato.

São aranhas pequenas, com 5 a 18 mm de comprimento, negras como o piche, com uma mancha avermelhada em forma de ampulheta na parte ventral do abdomen. constroem teias irregulares ao redor de 1 metro de altura, onde podem ser encontradas. Podem também ser encontradas em fendas e na vegetação. Sua atividade é diurna, apesar dos machos, não peçonhentos, poderem pelambular a noite.

Seu veneno é muito ativo no homem. Seu veneno atua sobre o Sistema Nervoso Central. A picada doi intensamente, irradiando a dor para o restante do corpo. Não ocorre lesão no local da picada. Os sintomas da picada podem evoluir para convulsões tetânicas (contrações musculares intensas), diminuição dos batimentos cardíacos e da pressão arterial. Em casos mais graves podem causar parada respiratória e morte.

É necessário tratamento MÉDICO IMEDIATO. O tratamento é feito com soro específico antilatrodéctico, relaxantes musculares, analgésicos e bloqueios anestésicos. É importante a identificação, portanto, caso não representar mais riscos, é importante capturar o animal para uma apropriada identificação pelo médico ou no Centro de Controle de Intoxicações.
Sua picada é perigosa, necessitando de auxilio MÉDICO URGENTE.

As Viúvas Negras podem ser encontradas em quaisquer ambientes, tanto urbano, rural ou selvagem. Podem ser sedentárias ou de atividade diurna. Fazem teias irregulares, mas podem ser encontradas também longe delas em frestas, entulho ou madeiras encostadas. Podem se abrigar em vestimentas velhas, ou mal acondicionadas. Roupas, calçados e luvas largados no quintal ou jardim são lugares apreciados e são os responsáveis por parte dos acidentes, esmagando-as contra o corpo quando vamos vestir ou pegar a roupa.
Para evitar ser picado por ela é preciso minimizar o contato e principalmente tomar muito cuidado ao manusear entulhos, madeiras e roupas em jardins e quintais.
- Vede bem as portas e janelas da casa para que elas não entrem em casa;
- Vistorie as roupas, calçados e luvas antes de usar, especialmente as que ficam expostas onde a aranha pode passar, como do lado de fora de casa;
- Vistorie qualquer peça de entulho ou madeira antes de por a mão. De preferência usar luvas grossas;
- Se tiver crianças na idade de pegar tudo que ver pela frente, vigie-a ou aumente ao máximo a vedação da casa ou do cômodo usado pela criança;

Caranguejeiras: Theraphosidae

As caranguejeiras são as maiores e mais robustas aranhas. Seu tamanho, que pode chegar a 28cm, incluindo as pernas, impressiona e amedronta facilmente. Mas apesar do seu tamanho e da sua aparência tenebrosa, são aranhas em sua maioria dóceis e raramente causa acidentes com picadas. Mas quando causa, é bastante dolorosa, devido à quantidade de veneno e ao tamanho da quelícera. Felizmente seu veneno não é ativo no ser humano, sendo necessária atenção apenas em caso de dor extrema, especialmente em crianças e idosos. Sua principal defesa são os pelos, duros e fortes. Algumas aranhas lançam estes pelos quando molestadas, que podem causar irritação e alergia em algumas pessoas. Devido à sua docilidade, costumam ser criadas como bicho de estimação e as vezes até manuseadas. É preciso cuidado pois algumas espécies como a chilena Grammostola rosea são muito calmas, enquanto outras, como a mexicana Brachypelma emilia, já são mais agressivas.

Tarântulas: Lycosidae

As tarântulas verdadeiras não são as grandes e assustadoras caranguejeiras, como costumamos chamar. Elas são bem menores e menos assustadoras. Assim como as caranguejeiras, não têm veneno ativo no homem. Não são tão calmas, mas também não são agressivas. Dificilmente causam acidentes, e sua picada, apesar de dolorosa, não evolui para quadros mais graves. As vezes aparece uma vermelhidão, conhecida como cobreiro. Sua identificação é relativamente fácil. Muitas espécies possuem uma seta no abdomen.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário