sábado, 14 de janeiro de 2012

Observação da Natureza

Trilha na Mata Amazônica

"No final, conservaremos apenas o que amarmos, amaremos apenas o que compreendermos, e compreenderemos apenas o que nos for ensinado."
Baba Dioum

Observação de natureza é um conceito amplo, que vai desde o observador de aves ou borboletas que registra cada espécie que encontra ao longo da sua vida, até o observador de comportamento animal, que não se importa tanto com a espécie que está vendo e sim pelo que esta faz. É claro que no meio destes dois existem inúmeros outros observadores, incluindo os curiosos, que se contentam em saber um pouco do que está acontecendo bem sob a sua vista enquanto andam por uma trilha ou vêem uma aranha tecendo sua teia entre o vaso e a plantinha.

Felizmente para os observadores, natureza está por toda parte. Do deserto às savanas, das montanhas às fossas abissais, das florestas tropicais ao fundo do nosso quintal um maravilhoso mundo novo espera para ser descoberto e observado.

Observe a natureza. Vá até o jardim e olhe mais atentamente para as plantas, para o chão ou mesmo para os muros. Ande pela rua prestando atenção às árvores e às moitas. Vá até um parque e ande pelas trilhas. Você pode ter uma grata surpresa.

Quando você se apaixonar e quiser focar em algum ponto especial, as possibilidades são praticamente ilimitadas.

Material para Observação

Guia de Identificação
- Catálogo ou guia de identificação de espécies: no Brasil existem guias muito completos de aves, contendo todas ou quase todas espécies de aves do pais. Existem também guias regionais para mamíferos, para borboletas, para árvores ou outras plantas. O catálogo é o instrumento mais importante para um observador da natureza que queira saber o que está vendo.

- Binóculo: fundamental para se observar organismos que não chegam perto como aves, borboletas, macacos e outros mamíferos. Cada tipo de animal, ou até mesmo plantas, requer um tipo diferente de binóculos. Para aves, é sugerido um binóculo mais potente. Para borboletas, um binóculo pequeno. Para quem não tem um foco, um binóculo intermediário do tipo 7 x 21 pode ser uma boa opção.

- Máquina fotográfica: registrar o que se está vendo pode ajudar na identificação posterior de muitos grupos. Um equipamento fotográfico simples pode ajudar a fazer uma foto rudimentar para identificação, mas para ter fotos realmente boas e úteis, o equipamento deve ser apropriado para o que se está fotografando. Por exemplo, para fotografar aves são necessárias objetivas longas (teles), enquanto para fotografar sapos e insetos pode ser necessário objetivas macro ou micro.

- Caderno de anotações: parece clichê andar na mata com um caderninho na mão, mas é nele que você poderá anotar o que viu: o nome da espécie, o local, o ambiente, a hora do dia, o clima, o comportamento, e assim por diante.

- Caderno de desenho: se você for habilidoso, poderá perfeitamente substituir a máquina fotográfica por um caderno de desenho para fazer sketches a lápis, ou até mesmo aquarelas. Se desenhar não for o seu forte mas você quiser fazer alguns esboços, pode sempre usar o próprio caderno de anotações.

- Roupas apropriadas: alguns animais não se importam com o que você está vestindo. Não são tímidos e serão observados mesmo que você esteja usando colete cor-de-abóbora. Mas alguns animais, como as aves e os mamíferos, fugirão de você. Para estes animais mais tímidos, roupas cáqui ou camufladas podem ser muito úteis. Observadores de aves mais empolgados usam não só roupas camufladas, como se escondem em casinhas camufladas para não espantar os animais.

Um comentário:

  1. Acho que vou aprender muitas coisa uteis para quando for caminhar pela cidade visto que onde moro há muitas arvores e muitos pássaros. Adorei o blog. Parabéns!

    ResponderExcluir