domingo, 8 de janeiro de 2012

Lepidoptera - borboletas e mariposas

Do grego lepidos + pteron = escama + asa
 
Lepidoptera é a ordem dos insetos com escamas nas asas, as borboletas e as mariposas. As borboletas, na sua grande maioria bastante coloridas, estão entre os animais mais belos e mais admirados por nós. As mariposas em geral não têm as cores das borboletas, mas ganham na variedade de formas.

Este grupo é bastante diversificado, possuindo uma grande quantidade de espécies. Mas quem é responsável por esta diversidade são as mariposas. 

As borboletas são da sub-ordem Frenatae, das super-famílias Papilionidea e Hesperioidea. Sempre tem a ponta da antena alargada (em forma de alteres), e são predominantemente diurnas.

As mariposas são as restantes super-famílias da sub-ordem Frenatae e da sub-ordem Jugatae. São extremamente numerosas, diversificadas e com formas podendo ser bastante diferentes. Em geral são noturnas, mas há casos comuns de mariposas diúrnas.

A diferenciação das famílias de borboletas e especialmente de mariposas é feita principalmente com base nas venações das asas.

Identificação:
-4 asas membranosas, raramente sem asas;
-Asas posteriores um pouco menor que asas anteriores;
-Asas muito ou totalmente cobertas por escamas;
-Aparelho bucal sugador, probóscide, geralmente em forma de um tupo enrolado;
-Mandíbulas e palpos maxilares em geral vestigiais ou ausentes;
-Palpos labiais bem visíveis;
-Antenas longas, afiladas, as vezes plumosas. Nas borboletas, a ponta das antenas é sempre alargada, em forma de alteres;
-Metamorfose completa (ovo, larva, pupa e adulto).

Ordens similares e/ou confundíveis:
Trichopteras: poucas ou sem escamas nas asas. Em geral com pelos. Sem probóscide enrolada, com palpos maxilares bem desenvolvidos; M na asa anterior com 4 derivações;
Hymenoptera (alguns): sem escamas nas asas, aparelho bucal mastigador com mandíbulas bem desenvolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário