segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Louva-Deus: perdendo a cabeça pela fêmea

louva-deus: mantidae
O Louva-Deus recebe este nome por causa da sua postura, com os braços dobrados na frente do corpo como se estivesse rezando. Mas na realidade este inseto predador fica nesta posição preparado para dar o bote em alguma presa desavisada que passe ao alcance de suas potentes e rápidas garras. Em geral são outros insetos, que ao serem capturados, são rapidamente desmenbrados e devorados.

Mas o que mais chama a atenção neste animal é seu comportamento reprodutivo. A fêmea literalmente come o macho durante a cópula. Primeiro ela arranca a cabeça do macho e vai devorando-o aos poucos. Este comportamento garante à fêmea uma boa refeição que lhe dará uma energia extra para gerar filhotes numerosos e mais saudáveis. O macho, que poderia facilmente se defender do ataque da fêmea não o faz. Sua morte contribui para que sua parceira lhe dê filhos fortes e saudáveis e com mais chances de deixar mais descententes.

O mais estranho disto tudo é que o macho, não interrompe a cópula e o processo de transição do seu semem para a fêmea mesmo depois de degolado. Isto porque, apesar do seu cérebro ficar na cabeça, estes insetos possuem outros núcleos nervosos espalhados pelo corpo que se encarregam de terminar o serviço.

Um comentário: